O QUE É PSICOTERAPIA

    É o atendimento realizado por um psicólogo com formação em psicologia clínica com a finalidade de superar dificuldades emocionais, comportamentais ou cognitivas e produzir autoconhecimento. É um método de tratamento baseado no conhecimento científico. Assim como outras profissões o psicólogo também tem seu código de ética e deve seguir o que pauta nele se comprometendo com o respeito o sigilo profissional e a promoção da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano.

 

    Uma terapia individual tem em média duração de 50 minutos, mas pode ter duração maior ou menor depende das variáveis analisadas pelo psicólogo. Ao fazer terapia você pode conseguir muitos ganhos para sua qualidade de vida, por meio do processo terapêutico você pode adquirir autoconhecimento e passa a perceber melhor o mundo a sua volta e se perceber melhor, e isso faz com que você consiga realizar as melhores escolhas para seu bem estar.

 

    O terapeuta age como um facilitador do processo de terapêutico e não o responsável pela sua melhora, a terapia depende de que você se comprometa a querer mudanças. Exemplo, se você esta doente e se recusar um tratamento como tomar um medicamento, a probabilidade de continuar doente é aumenta e a probabilidade de “ficar bem” tratar a doença diminui, ou seja, a terapia só funciona, ou seja. É preciso que se conscientizar quanto a necessidade do tratamento para poder aproveitar o processo de terapia.

 

    O momento certo de fazer terapia é aquele no qual você percebeu que está sendo prejudicado por questões internas (pensamentos e sentimentos), incertezas e dificuldades, que algo pode não estar sendo bem compreendido e que poderia ter mais da vida e por falta de condições psicológicas esta desperdiçando tudo. Todos necessitam de cuidar da saúde mental, mas para isso é preciso saber de que maneira se deve chegar a consegui-la. Disponibilizar um tempo para ter um espaço seu, para cuidar de seus sentimentos, pensamentos e comportamentos é o primeiro passo muito importante (podemos chamar de “se comprometer consigo mesmo”). O segundo é que existem duas formas de se enxergar o processo terapêutico, como uma forma de tratamento e como uma forma de autoconhecimento.

 

    O tratamento persiste em auxiliar você a resolver um ou mais problemas, da dificuldade num relacionamento a quadros específicos como depressão, ansiedades, fobias, pânico, envolvimento com álcool e drogas entre outros transtornos e problemas que causam grandes angustias. O autoconhecimento é o modo no qual a terapia vai auxilia-lo a se conhecer melhor, a encontrar uma maneira de lidar com os acontecimentos do dia a dia que geram insatisfação e muitas vezes sensação de incapacidade, de que poderia fazer diferente, melhor, mas não sabe como. Algum deles são questões familiares, no trabalho em relacionamento e afetividade com outras pessoas e o aperfeiçoamento de comportamentos mais adequados.

 

    A pergunta que você deve-se fazer é: Posso continuar agindo da forma que estou diante das dificuldades que veem acontecendo em minha vida que me causam desconforto, tendo assim as mesmas consequências atuais ou posso me esforçar e encontrar uma maneira junto à terapia de lidar com isso podendo transforma-los, qual eu escolho?

 

 

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