DÚVIDAS

 

O que faz um psicólogo clínico? Como ele pode me ajudar?

 

O psicólogo clínico tem como principal objetivo a promoção da qualidade de vida da pessoa. Ele é capacitado para observar, conhecer, analisar e intervir, visando eliminar ou reduzir a queixa do cliente. Assim, utiliza-se de técnicas, de estratégias e de seu conhecimento sobre o comportamento humano para atingir seu objetivo.

 

 

Quando eu devo procurar um psicólogo?

 

Quando, por um tempo considerável, as atividades do dia-a-dia são desempenhadas com sofrimento ou dificuldades. Há fases ao longo da vida que podem nos trazer algum tipo de desequilíbrio ou de desconforto (adolescência, preparação para o vestibular, início de uma graduação, mudanças no trabalho, desentendimento do relacionamento, paternidade ou maternidade, aposentadoria, etc.). 

Desta forma, mesmo a pessoa não possuindo algum transtorno ou problema sistemático, o acompanhamento é sempre benéfico.

 

 

Como é uma sessão de psicoterapia?

 

É de costume a  sessão de psicoterapia ter aproximadamente 50 minutos de duração mas não nenhuma regra definida. Um encontro por semana é suficiente na maioria dos casos.

A sessão se caracteriza por ser um espaço do cliente  para escuta reflexão onde não tem certo ou errado, onde "juntos" (o cliente e psicólogo) irão encontrar soluções para situaçãões conflituosas e aversivas, tratando-as naturalmente.

 

 

Eu posso falar tudo para o meu psicoterapeuta?

 

Sim. Durante a sessão você deve utilizar o espaço para falar o que quiser sem medo de ser "punido", o processo terapeutico é uma relação genuina e verdadeira e durante essa relação o processo normal que é observado  é que há um tempo natural para a construção de um vínculo no qual questões mais íntimas sejam expostas.

É devido afirmar que tudo que é falado na sessão para o psicólogo é mantido em sigilo e ficará entre terapeuta e psicólogo, conforme código de ética da profissão.

 

 

Quanto tempo demora uma psicoterapia?

 

Cada individuo e encarado como um ser único e tem um processo diferente e depende também da confiança na relação terapêutica portanto não há como especificar um tempo preciso. O que há são previsões de acordo com cada caso.

1/4

Aristóteles

"A dúvida é o princípio da sabedoria."

Caso tenha alguma dúvida que não foi exposta nesta seção, sinta-se à vontade para perguntar na página contato

 

 -  Não há identificação do autor da pergunta caso ela seja divulgada nesta seção.

PERGUNTAS

  • Wix Facebook page
  • Google+ Social Icon